quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Camaleão

Camaleão 
Conheça o camaleão, foto, espécies, réptil, habitat, classificação, comportamento e alimentação, mimetismo
foto de um camaleão
Foto de um camaleão
 

Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimenta

grey Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor

O Camaleão (leão da terra) é um dos animais mais curiosos da natureza. Pertencente a família Chamaeleonidae, existem mais de 80 espécies de camaleões, especialmente em países da África, em Portugal e na Espanha. Acredita-se que a família tenha se separado da Agamidae a mais de 100 milhões de anos atrás.  
               Um camaleão pode chegar aos 60 centímetros de comprimento, tem cauda preênsil e patas bastante fortes. Sua língua pode chegar a pouco menos de 1 metro e tem uma ponta grudenta para que ele possa capturar insetos como moscas e mariposas. O camaleão, embora se movimente com lentidão, pode estender a longa língua a uma velocidade impressionante. Também fazem parte de sua alimentação o protáctil, o gafanhoto, o besouro e a joaninha.  

         grey Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor     grey Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor

               Os olhos dos camaleõs podem se mover independentemente para qualquer direção. Embora pareça estranho isso auxilia o réptil na hora de capturar sua presa. Eles são recobertos por uma grande pálpebra que deixa apenas a íris e a pupila à mostra.
              Os camalões são animais de hábitos diúrnos. Na hora de conseguir o seu almoço ele fica parado esperando que alguma presa passe perto, aí sim ele ataca. Quando está em cativeiro um camaleão adulto se alimenta de frutas. São animais solitários e que demonstram agressividade até mesmo com fêmeas fora do período de acasalamento.    

grey Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor

               A principal característica do camaleão é a mudança de cor. Ela ajuda na camuflagem, mesmo não sendo algo comum e também durante lutas. Isso se dá por conta das células especializadas que ele possui em 2 camadas externas da pele. São as camadas chamadas Cromatóforas (camada superior) e Grabóforas (abaixo da Cromatóforas). São essas células as responsáveis pelas relocação de pigmentos e da cor de luz refletida, ou seja, pela cor da pele do camaleão.

               E então, o que você achou das informações??? Comente.

Camaleão no Aquário!
 
Fonte:
coisas Archives « Camaleão | CamaleãoCamaleão no Aquário!
Fonte: Camaleão no Aquário!
Fonte: camaleao
Fonte: 
Tudo sobre o Camaleão: Características, Alimentação e Mudança de Cor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário